Perfil

Em 08 de outubro de 1997, nasce em Fortaleza, José Duarte Torres Bisneto – Duarte, como é conhecido, ganhou sua primeira moto aos quatro anos. E ali nasceu uma paixão, tanto que aos cinco anos o bisneto do senhor José Duarte já arriscava algumas manobras em sua pequena moto, surpreendendo à todos. Tanto que ganhou as “telinhas”, em reportagens e entrevistas.

A passagem das manobras para as pistas de MotoCross, foi só mais um passo na precoce carreira desse piloto nato que sempre luta pelas primeiras posições inspirado no penta campeão cearense de moto arrancada, Wagner Duarte, seu pai e mestre.

Duarte busca sempre a vitória. Ao completar 15 anos foi levado pela primeira vez por seu pai para pilotar no Autódromo Internacional Virgilio Távora e surpreendeu a todos pela maestria e ousadia de sua pilotagem. Um mês depois Duarte já disputava sua primeira prova, o Racing Day Nordeste, onde largou do box e na quarta volta já estava na 2º posição, terminando a primeira bateria e a segunda bateria, na terceira e segunda colocação respectivamente.

Mas foi quando Alexandre Barros, considerado o maior piloto brasileiro de todos os tempos,  veio à Fortaleza ministrar seu curso de pilotagem que a história de Duarte foi tomando dimensões cada vez mais profissionais. Isso por que ao ver Duarte pilotando Alexandre não teve dúvidas de seu talento e o convidou para compor sua equipe no campeonato brasileiro de moto velocidade (MOTO 1000 GP). E ainda a­rmou:

“quando vi Duarte pilotando me surpreendi e quando fui para pista com ele me impressionei muito. O Duarte tem um talento nato e quero ter o privilegio de lapidar esse precioso diamante”.

Ao currículo de Duarte está somado; o campeonato brasileiro de moto velocidade denominado MOTO 1000 GP, onde compete pela equipe de Alex Barros Racing, equipe que melhor prepara os pilotos para o campeonato mundial de moto velocidade. De acordo com Alex Barros, o jovem piloto tem condições reais de ir para o mundial, e completa, “só temos que trabalhar para desenvolver o seu talento”..